Tulip Composer

Manual do usuário & Tutorial

 

  1. O que é uma tulipa ?
  2. O que é o Tulip Composer?
  3. O que eu preciso e como executo o Tulip Composer?
  4. Tutorial em "20 Cliques"
  5. Como posso contribuir para o projeto Tulip Composer?
  6. Aonde posso obter mais informações sobre o Tulip Composer e fazer o seu download?
  7. Quem fez o programa Tulip Composer?

1. O que é uma tulipa?

Definição da Wikipedia (traduzida) :
"Uma tulipa é uma representação estilizada de uma rota . Cada junção do caminho é desenhado como um pequeno diagrama que mostra a configuração da junção e a direção a ser seguida a partir deste ponto. Na forma mais elaborada a tulipa mostra o exato arranjo das vias na junção, orientada de acordo com a posição do veículo ou dointérprete em relação ao mapa. Uma grande bola (ou ponto) mostra o lugar de onde se vem e uma seta mostra a direção a seguir ("bolas e setas "). Tulipas são incrivelmente fáceis de usar e com uma rota neste formato você não precisa de mapa.

Tulipas são usadas em planilhas e em diversos tipos de esportes automotivos bem como trilhas de tracking. Você algum dia vai cruzar com uma cedo ou tarde."

Mais informações sobre a criação e o uso de tulipas podem ser encontrada neste site: Estrada de Chão - Info Planilha


Exemplo de tulipa : "Curva à direita depois da ponte ."


Exemplo de planilha do site Drew's Navigation Guide

2. O que é o Tulip Composer?

O Tulip Composer é uma aplicativo que permite criar tulipas a partir de um banco de dados de imagens interno. É possível criar milhares de combinações e exportar o desenho resultante para um arquivo de imagem (PNG or JPG). O Tulip Composer é parte de um projeto maior que tem como por objetivos criar um sistema Online para o armazenamento de rotas e trilhas.

Embora sejam perfeitamente utilizáveis, as versões anteriores à 1.0 do Tulip Composer servirão para recolher mais modelos de imagens e opiniões dos usuários. A versão final poderá ser utilizada para diversos fins, inclusive profissionais.

Ainda não existem planos para a data de entrega da versão 1.0. Depende da colaboração dos usuários.

3. O que eu preciso e como executo o Tulip Composer?

O Tulip Composer pode ser executado em qualquer sistema que possua o Sun JAVA Runtime 1.5 (Java 5.0) ou superior instalado (Windows, Linux, MacOS, Unix, Sun, ...). Este aplicativo não foi testado em JVMs de outros fabricantes todavia deve funcionar sem problemas.

Para baixar o Java 5 clique aqui .

Uma vez você instalou e configurou o JAVA basta dar duplo clique no arquivo executável TulipComposer (.jar or .exe) para abrir o aplicativo.

4. Tutorial em "20 Cliques"

Em 20 cliques de mouse este tutorial deve ensina-lo a usar todas as funções do "Tulip Composer" para a elaboração de uma tulipa . Assim que terminar clique no botão export para salvar o resultado.

5. Como posso contribuir para o projeto Tulip Composer?

Você pode contribuir enviando imagens para o banco de dados interno do programa, dúvidas, críticas, sugestões e bugs do programa.

Especificações para as imagens a serem enviadas:

6. Aonde posso obter mais informações sobre o Tulip Composer e fazer o seu download?

Visite: http://www.danbp.org/tulipcomposer

7. Quem fez o Tulip Composer?