Pré-tratamento para Osmose Reversa - Desenvolvimento de novas tecnologias

Neste trabalho foram desenvolvidos os projetos para um conjunto de protótipos cujo objetivo é aprimorar a qualidade de pré-tratamento de água de alimentação para sistemas de osmose reversa. Os objetivos deste pré-tratamento são: a remoção de sólidos em suspensão da água bruta, redução dos compostos causadores de depósito biológico para o aumento da vida útil das membranas de osmose reversa e a redução dos custos operacionais.

Os protótipos servirão para gerar os dados básicos de desempenho operacional para permitir o dimensionamento de plantas-piloto dos sistemas. Neste projeto foram desenvolvidos os planos para a construção de três máquinas: um biorreator de filme fixo para remoção de carbono orgânico, um filtro em espiral para a remoção de sólidos com diâmetro maior que 15m e um sistema de ultrafiltração para remoção de sólidos coloidais em suspensão e bactérias.

Para cada máquina desenvolvida, foram determinados os parâmetros a serem controlados para analisar a eficiência do processo de pré-tratamento, além das metodologias de análise mais adequadas para avaliação de cada um destes.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Perenne, uma empresa de tratamento de água. Trata-se de um projeto multidisciplinar, com a participação de biólogos, engenheiros e projetistas.

Arquivos
Versão
Final
Plataformas suportadas
PDF
Tamanho do arquivo
3,4 MB

Categorias