Substituindo os alto-falantes originais do Jimny

Substituindo os alto-falantes originais do Jimny

Por Daniel
seg, 19/03/2012 - Atualizado 11 meses atrás
Posted in:
0 comments

Tutorial para substituição dos alto-falantes dianteiros originais do Suzuki Jimny.

Este texto tem como objetivo demonstrar o passo a passo para a substituição dos alto-falantes originais frontais do Suzuki Jimny. O CD/Radio original não é ruim, apenas as caixas são problemáticas. O trabalho pode ser realizado em uma hora e não requer ferramentas ou conhecimento especial.


A idéia por trás da forma de montagem que apresento aqui é não alterar qualquer característica da instalação elétrica original, ou seja, manter o chicote da Suzuki, a furação e o vão para a instalação da caixa de som. A substituição das caixas de som foi realizada com o veículo ainda na garantia de fábrica.


Posteriormente também é possível instalar um módulo para leitura de MP3 e USB no aparelho de som original. Uma descrição desta instalação pode ser encontrada também nesta página.


Após a substituição das caixas de som dianteiras é recomendável pensar na instalação das caixas traseiras essa segunda modificação, apesar de tecnicamente simples é bem trabalhosa pois requer a desmontagem dos bancos traseiros.

Seleção das caixas de som

Se você não deseja alterar as características originais do veículo, não terá muitas opções quanto às caixas acústicas. O espaço disponível é muito restrito e a caixa divide o vão com conduítes elétricos e cabos.


A caixa original é uma Sanyo de 4" de diâmetro com 10W de potência RMS (máx 25W) e 4 Ohm de resistência. O aparelho de som original da marca Clarion é capaz de gerar 14W de potência RMS (máx 30W) segundo o manual.


Ao escolher uma caixa de som, recomendo buscar uma com as características mais próximas ao aparelho de som. Caso seja selecionada uma caixa de potência baixa, ocorrerão distorções podendo, em casos extremos, levar à queima da bobina. A seleção de uma caixa com alta potência (exemplo 100W RMS) parece tentadora, todavia, o amplificador não vai ter potência suficiente para movimentar a bobina levando a um som abafado e com baixa definição.


Para o meu veículo, selecionei um kit de caixas Triaxiais de 4 polegadas de diâmetro da marca Selenium modelo 4TR5A (aprox. R$ 90,00 o par). As caixas tem potência RMS de 25W, ou seja, são compatíveis com o rádio. Para esta potência, os cabos de 0,75mm² fazem um bom serviço.


Os terminais de conexão originais no chicote da Suzuki são de latão, logo, o uso de terminais do mesmo material é indicado. A furação da caixa Selenium coincide com os furos de fixação, todavia, é necessário aumentar o diâmetro do furo na caixa para permitir a passagem do parafuso. No meu caso não utilizei os furos para fixar a caixa.

Material necessário

  • Chave de boca tamanho 10mm
  • Chave philips
  • Ferro de solda (é possível dispensar a solda com o uso de terminais fêmea)
  • Fita isolante
  • Solda de estanho
  • Alicate com ponta fina (para o fechamento dos terminais)
  • 4 terminais macho de largura 5mm
  • 2 pedaços de 20cm de fio duplo para som 0,75mm²
  • Par de caixas de som de 4" com 4 Ohms de resistência

 

Passo a passo para a instalação

Wire diagram
Diagrama elétrico dos alto-falantes do Jimny de acordo com manual de manutenção da Suzuki. Notar que as cores referentes ao lado direito e esquerdo estão invertidas. O par azul corresponde ao lado direito do veículo. IMPORTANTE! Alguns usuários também reportaram que no seu veículo, a polaridade dos fios estava invertida. Os fios com a listra preta correspondem ao negativo. Recomendo confirmar a sua instalação com um multímetro.

 

Materials for installation
Material. São necessários 4 terminais macho para a instalação.

 

Welding the sound cable on the speakers.
Soldar o cabo de som na caixa atentando para os polos dos fios. 20cm de cabo são mais do que suficientes para o serviço.

 

Terminals
Instale os terminais macho na ponta dos cabos. Para um melhor contato, após fechar as garras, apliquei uma linha de solda.

 

Jimny plastic door finish
No veículo, antes de retirar a tampa do alto falante é necessário soltar o acabamento do piso. Basta puxar para cima. Para não danificar as travas, não retirar todo o acabamento, só a ponta.

 

The pice that holds the speaker cover on place is not a screw.
A tampa to alto-falante não é presa por um parafuso e sim por uma bucha. Com a chave philips é só dar meia volta e depois puxar a bucha com os dedos.

 

There are no internal clips on the speaker cover. Be carefull with the fragile assembly fittings giving more attention to the one shown on the picture.
A tampa do alto falante é apenas encaixada no painel. Cuidado para não forçar e quebrar esta trava, principalmente quando estiver colocando a tampa de volta.

 

Original Jimny Speaker
Instalação original. Notar o espaço restrito e o conduite elétrico. Os parafusos podem ser retirados através de uma chave de 10mm.

 

After unscrewing the speaker it's possible to take a look at the original (non-standard) plug. The positive wire is the one with a black stripe.
Ao retirar a caixa de som é possível observar o terminal original. O fio positivo, nos dois lados do carro, é o que tem uma faixa preta.

 

Details from the original Suzuki Jimny speaker.
Detalhe da caixa original. Não é indicado o terminal positivo e negativo na mesma e referência de cor dos fios só está disponível no manual de serviço da Suzuki.

 

Comparison between the original and the new speakers. You may need to enlarge the diameter of the hole on the speaker for the OEM screw.
Comparação de tamanho entre as duas caixas. O diâmetro do furo da caixa Selenium é um pouco menor do que o do parafuso, porém a posição dos furos coincide com o espaço na lataria.

 

Plug the terminals into the OEM connector. Pay attention to the polarity. Some electric tape can help to avoid short circuits.
Encaixe dos terminais no chicote original. Atenção para a polaridade, o fio com uma faixa preta é o positivo. A fita isolante na ponta do terminal evita curto-circuitos após a fixação da caixa.

 

Final installation. On this application I just fixed the speaker from the side without need of drilling a larger diameter hole.
Instalação final da nova caixa de som. A fixação foi realizada com os parafusos originais prendendo a peça pela lateral evitando assim o aumento do diâmetro do furo da caixa e consequente dano à pintura epoxi da mesma.