Comentar

Toalhas esportivas em PVA

Por Daniel
- Atualizado 7 years atrás
Posted in:
0 comments

Avaliação da tecnologia para toalhas esportivas em PVA: Speedo Chamois Sports Towell, Chalesco Absortowel, Batiki, Toalha Mágica (Fixxar), etc...

O produto

Quem já acampou algumas vezes ou fez longas travessias sabe muito bem o que é carregar uma toalha molhada na mochila. Além do peso, o mal cheiro e o desconforto de secar-se no pano úmido.

Há anos a industria busca uma forma de contornar este inconveniente e na última década o mercado foi inundado por toalhas super-absorventes de microfibra. Estas toalhas funcionam muito bem quando estão plenamente secas porém, além de desconfortáveis demoram dias para secar, mesmo sob o sol mais forte.

O produto que comento neste artigo trata-se de uma nova geração de toalhas, feito a partir de uma espuma de PVA, um plástico que lembra a borracha. O fenômeno por trás da capacidade de absorção é o conhecido efeito capilaridade que envolve a tensão superficial da água e o diâmetro dos poros (quanto menores, melhor). Cheguei a esta toalha por indicação de colegas de natação, que a utilizam em treinos regulares porém percebi que a aplicação ótima para ela está fora das piscinas,mais precisamente em trilhas e acampamentos.

As toalhas vem dentro de um pote plástico que pode ser usado para guardá-las após o uso. Para usar é muito simples, basta encharcar com água, torcer, secar-se e depois torcer novamente. Os fabricantes recomenda guardá-las parcialmente úmidas para evitar o ressecamento.

Um cuidado importante, pelo conhecimento que tenho de polímeros, é evitar a limpeza com soluções agressivas como alvejantes (cloro), a lavagem com água quente ou a exposição direta ao sol.

Aplicações

  • Caminhadas longas e esportes de aventura.
  • Natação (uso frequente).
  • Usos diversos como lavar animais e veículos.

Vantagens

  • Leve e compacta.
  • Excelente absorção, seca bem a pele.
  • Boa sensação tátil, pouca sensação de umidade ou de água gelada se comparada à outras toalhas sintéticas.
  • Basta torcer para poder usar quantas vezes for necessário.
  • Pode ser guardada úmida, aliás, é uma recomendação do fabricante.
  • Lavável.
  • Embalagem prática permite levar a toalha após o uso.

Limitações

  • Dimensões muito reduzidas 43cm x 32cm ou 66cm vs 43cm
    • Não permite amarrar na cintura ou na cabeça como uma toalha convencional.
    • Necessita ser torcida umas 3 ou 4 vezes para secar completamente o corpo.
  • Não tem tratamento contra a proliferação de fungos e bactérias que causam mal cheiro. Deve ser lavada frequentemente.
  • Textura lembra uma borracha.

Nota ambiental

Muito boa: Perde pontos por não ser reciclável (material composto). De qualquer forma economiza energia para secar, água durante a lavagem, pode ser reaproveitada inúmeras vezes e é leve o que reduz o volume de resíduos no fim da vida útil..

Conclusão

Toalhas sintéticas não são confortáveis como as de algodão além disso, uma de 43cm x 32 cm requer um bom exercício para secar o corpo e um ralo próximo para jogar toda água. A relação tamanho/peso da toalha e a sua ilimitada capacidade de absorver água e depois regenerar tornam a ideal para viagens e atividades esportivas. Eu particularmente fiquei muito satisfeito com este produto. Ainda não sei a durabilidade da toalha, é esperado que com o passar do tempo os poros aumentem e a capacidade de absorção diminua aos poucos. Espero poder atualizar este artigo no futuro com estas conclusões. Existem similares a venda no Brasil baseados na mesma tecnologia e com tamanhos maiores. Não tive a oportunidade de testar.

Atualização sobre o uso prolongado

Utilizo a toalha na natação todos os dias e em acampamentos há mais de de 9 meses. Ainda funciona perfeitamente bem.

Tags

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
3 + 5 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.
Esta questão é para verificar se você é ou não um visitante humano e prevenir submissões automáticas de spam.
Protected by Spam Master