Parque Nacional de Itatiaia

Parque Nacional de Itatiaia

Por Daniel
- Atualizado 7 years atrás
Posted in:
0 comments

Guia para o Parque Nacional de Itatiaia - Brasil

O parque nacional de Itatiaia (Parte alta)

Localizado no município Resende-RJ, o Parque Nacional do Itatiaia fica na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais e faz parte da Serra da Mantiqueira. O parque abriga o pico das Agulhas Negras, a montanha mais alta do estado do Rio de Janeiro como 2791m de altitude e a oitava mais alta do Brasil e também o pico das Prateleiras, com 2548m.

Este parque é dividido em duas partes, a parte alta e a parte baixa.

Esta página faz referência à parte alta, preferida por montanhistas. Na parte alta existem diversas trilhas abertas a visitantes, dentre as mais famosas estão: A escalada do pico das Agulhas Negras, a escalada do Pico das Prateleiras e a Travessia Rui Braga.

A trilha das Prateleiras é a mais tranquila, chegando ao parque às 10h da manhã é possível fazer o percurso de ida e volta. A escalada das Agulhas Negras é um pouco mais complexa e portanto é recomendável chegar por volta das 8h da manhã.

A travessia Rui Braga, por sua vez, requer autorização prévia junto à administração do parque e dura dois dias com uma pernoite no parque. Nenhuma das escaladas requer equipamentos específicos, todavia recomendo aos inexperientes levar uma corda de 15m para aumentar a confiança em alguns lances mais arriscados.

Como chegar

A estrada que leva á portaria da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia inicia-se em um local chamado Garganta do Registro na Rodovia Rio-Caxambu (BR-354) a 23km da cidade de Engenheiro Passos, cidade localizada junto à Rodovia Presidente Dutra.

A partir da Garganta do Registro são 17km de estrada de terra em más condições mas acessível por veículos 4x2 (com muita paciência).

Aonde ficar

É necessária autorização para pernoitar dentro do parque, dependendo da época do ano é difícil obte-la. As cidades mais próximas são Itamonte-MG, Engenheiro Passos-RJ e Itatiaia-RJ. A primeira tem mais opções de campings e hoteis.

Informações técnicas

Distâncias

  • Portaria ao Abrigo Rebouças - 2,9km (somente ida)
  • Abrigo Rebouças às Prateleiras - 2,6km (somente ida)
  • Abrigo Rebouças às Agulhas negras - a confirmar.

Dificuldade

Baixa nas trilhas das Prateleiras e das Agulhas Negras.
A chuva pode tornar as pedras mais escorregadias e invavilizar a conclusão dos passeios.

Melhor época do ano

Maio a Agosto

Dicas

  • Leve proteção contra o vento e chuvas que podem surgir de forma inesperada.
  • Leve protetor solar, o vento mascara as queimaduras solares.
  • Chegue cedo ao parque.
  • Programe-se para estar na portaria por volta das 8h da manhã.
  • Verifique a previsão do tempo para a cidade de Itamonte, ela é mais precisa do que a previsão para a cidade de Itatiaia que fica a uma altitude muito menor.
  • Não vale a pena visitar o parque com tempo nublado ou encoberto.

Mapas e Pontos para GPS

Conjunto de Mapas, Planilha e Pontos para o GPS Trackmaker

Nota: Apenas a trilha até o pico das Prateleiras foi incluída, em uma futura atualização também incluirei a do pico das Agulhas Negras.

Tags