Add new comment

Submitted by Paulo Braga on Fri, 04/14/2017 Permalink

Precisava resolver o problema do compartilhamento (não podia, por exemplo, transferir um comprovante de banco obtido via Ubuntu para o Windows); a solução que funcionou para mim foi:

- No Windows, criar uma pasta c:\users\{nome_de_usuário_Windows}\Ubuntu

- Na configuração do VirtualBox, definir essa pasta na aba Shared Folders e selecionar Auto-mount.

- Também no VirtualBox, definir na aba Network > Adapter 1 o adaptador de rede como Attached to: Bridged Adapter.

- No Ubuntu, clicar em Devices > Insert Guest Additions CD Image; feito isso, surge na área de trabalho o disco VBOXADDITIONS_5.1.18_1140021.

- Ao abri-lo, aparecem várias pastas e arquivos; clicar em VBoxLinuxAdditions.run e mandar executar.

- Reiniciar a máquina virtual e observar na área de trabalho Ubuntu a nova pasta /media/sf_Ubuntu.

- Entretanto, inicialmente só o proprietário (root) e o grupo vboxsf têm acesso a ela; então, para incluir o usuário predefinido usuario no grupo vboxsf, teclar na janela do LXTerminal sudo su e entrar com a senha (usuario), depois digitar gpasswd -a usuario vboxsf). Se quiser confirmar que usuario passou a pertencer ao grupo vboxsf, teclar groups usuario.

- O conteúdo da pasta Windows c:\users\{nome_de_usuário_Windows}\Ubuntu vai aparecer para o Ubuntu na pasta /media/sf_Ubuntu e reciprocamente (restrição: a pasta é NTFS e não dá para apagar ou renomear o que estiver nela do lado Ubuntu, só do lado Windows).

- Após abrir o Firefox, ir para Preferences > General; em Downloads, selecionar Save files to e definir a pasta como /media/sf_Ubuntu; assim, os comprovantes dos bancos serão baixados para a pasta /media/sf_Ubuntu e estarão disponíveis para o Windows.

- Por fim, criar um arquivo .cmd (ou .bat) contendo a linha "C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\VBoxManage" startvm "{nome_da_máquina_virtual}"; com isso, após clicar nesse arquivo .cmd, não será necesssário selecionar essa máquina virtual - ela abre direto.

Um ponto importante: quando o Ubuntu se oferecer para atualizar, não deixe! Desabilite a atualização de programas; caso contrário, o Firefox 49.0 será atualizado e, a partir daí, pelo menos o Banco do Brasil vai querer instalar o Warsaw.

p.s. Eu nunca tinha usado Linux; nenhuma das soluções que encontrei e testei funcionaram - mas pode ser que, por ser leigo, tenha me escapado algo.

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.