Suzuki Jimny - Avaliação do proprietário após 10 anos de uso

Suzuki Jimny - Avaliação do proprietário após 10 anos de uso

By Daniel
- Updated 2 years ago
Posted in:
79 comments

Este artigo foi escrito após 6 anos de convivência com um Suzuki Jimny, ano 2011, fabricado no Japão, como veículo principal. Esta avaliação possui um "tempero" diferente pois a maioria dos textos disponíveis da internet foram escritos por jornalistas que passaram poucas horas (ou minutos) com o carro e por consumidores empolgados que acabaram de adquirir o veiculo e ainda estão vivendo o sonho.

De antemão deixo claro que este review não é neutro e algumas de minhas conclusões definitivamente não são uma unanimidade entre os proprietários do carro.

Resumo

O Suzuki Jimny de terceira geração com o motor M13A (1.3 DOHC 16V VVT Gasolina) existe desde o ano 2000. Nos últimos 16 anos praticamente nada mudou, a exceção de detalhes estéticos como a grade frontal, a tampa do capô e o para-choques. No Brasil, por questões de marketing, o Jimny ganhou uma versão "Cross" (para variar...) e acabou um pouco descaracterizado, retorno a este assunto adiante.

Em resumo, o Jimny é um 4x4 compacto ideal para uso nas seguintes condições:

  • Dois passageiros.
  • Baixas velocidades de cruzeiro: 100 km/h
  • Viagens curtas: possui autonomia de 400-450 km e balança bastante
  • Uso urbano: Possui excelente capacidade de manobra, potência em baixas velocidades e alta visibilidade.
  • Baixíssima manutenção: o projeto é conservador e a mecânica superdimensionada. Não requer ferramentas especiais para quase nenhum reparo nem tampouco equipamentos eletrônicos sofisticados para a manutenção.
  • Econômico para um 4x4 de trilha movido a gasolina.
  • Trilhas off-road muito exigentes: Transmissão integral com redução, pequena largura, pequena distância entre-eixos, elevada altura do solo e ângulos de ataque e suporte a pneus para virtualmente qualquer condição fora de estrada.

O Jimny não é indicado para quem procura:

  • Levar passageiros no banco traseiro (salvo distâncias muito curtas).
  • Velocidade: a partir dos 110km/h o jipe perde agilidade e folego.
  • Fazer longas viagens pelo continente: autonomia baixa, velocidade de cruzeiro baixa, ruído interno, suspensão dura.
  • Eletrônica embarcada: Esqueça os air-bags adicionais, controle de tração, controle de estabilidade, sensores diversos, ar condicionado digital, assistência de partida em rampa, computador de bordo, etc...
  • Acessibilidade: pessoas com deficiência de locomoção como idosos podem ter problemas para entrar e sair do carro. Pessoas muito altas (> 1,85m) também sentirão desconforto em qualquer um dos bancos.
  • Veiculo flex.
  • Seguro barato: jipe classificado com utilitário de uso misto.

Agora descrevo em detalhes as principais características do veiculo e a minha avaliação de cada uma delas.

Motor

O motor M13A (1.3 DOHC 16V VVT Gasolina) de 85cv possui tecnologia suficiente para equipara-lo com os últimos lançamentos no mercado nacional: bloco em alumínio, comando variável de válvulas acionado por corrente, 16 válvulas. O projeto, com mais de 16 anos de estrada, é altamente confiável e como manda a tradição japonesa, conservador, deixando de lado o acelerador eletrônico amplamente difundido nos dias de hoje e a tecnologia Flex.

O posicionamento longitudinal do motor (como nos antigos VW com motor AP) levou o Jimny a ter um imenso compartimento para abriga-lo, grande parte do comprimento do carro se deve à posição do motor entretanto isso trouxe muito espaço embaixo do capô para manutenção e acesso às partes internas. Muitos dos componentes que em veículos normais só seriam acessíveis através da remoção de outros ou até do motor, podem ser substituídos com muita facilidade.

O sistema de arrefecimento do motor é eficiente e robusto, conta com um ventilador mecânico acionado por um mecanismo de acoplamento viscoso ao invés do motor elétrico. Nunca constatei qualquer problema de superaquecimento, mesmo em condições de alta temperatura, baixas velocidade e baixa rotação (trilhas 4x4). A única desvantagem da ventilação mecânica é só funcionar com o motor ligado.

Algumas características do motor foram especialmente ajustadas para as condições off-road, uma delas é a tomada de ar elevada, quase na altura do capô, com formato em sifão para evitar a entrada de agua. Este desenho torna o snorkel, um acessório muito vendido para este tipo de jipe, um mero adendo estético para grande parte dos usuários (O Jimny flutua muito antes de chegar ao nível da tomada de ar original). O alternador também fica posicionado em um ponto mais alto e o módulo da injeção fica bem protegido dentro da cabine. Os diferenciais e a caixa de transferência possuem válvulas que (enquanto novas e limpas), previnem a entrada de água nestes componentes, para mergulhos frequentes é necessário instalar respiros nestes componentes. O único componente completamente exposto em caso de imersão acima da altura das rodas é a embreagem.

O desempenho do Jimny será discutido mais adiante, apesar do excelente motor em termos de confiabilidade, falta potência para algumas atividades.

Transmissão e Tração

O câmbio do Jimny é bastante simples, a caixa de câmbio manual de 5 marchas possui embreagem acionada por cabo (projeto conservador). Como o percurso do pedal da embreagem é longo, o acionamento é bem macio e motoristas mal-acostumados dificilmente sentirão trancos ao tirar o carro da inercia. A troca de marchas é justa, não existe a sensação borrachuda encontrada em veículos da FIAT mas também não é tão firme quanto a da VW. Em função das características mecânicas do câmbio, as vezes não é possível engatar a marcha a ré de primeira, é necessário  movimentar o veículo alguns cm para frente ou para trás para reposicionar as engrenagens e então o engate ocorre.  

A condução até a 3 marcha é muito bem acertada e não deixa a desejar no transito urbano. A quarta e a quinta marcha do Jimny possuem uma relação muito próxima e, por este motivo, em uma estrada diversas vezes o condutor se vê forçado a reduzir para a terceira marcha em uma subida ou ultrapassagem, algo que nem usuários de veículos 1.0 antigos estão acostumados a fazer.

Em modo 4x2 o Jimny opera com tração nas rodas traseiras, como o carro é curto, quase não se nota a diferença na condução. O eixo cardã e o diferencial traseiro infelizmente contribuem significativamente para o ruído na cabine.

O acionamento do 4x4 é eletrônico, através de um botão no painel que aciona o eixo dianteiro e ao mesmo tempo acopla as rodas ao mesmo. Quando o Jimny foi lançado muitos torceram o nariz para este acionamento eletrônico, a verdade é que funciona muito bem, desconheço entre os usuários reclamações quanto a confiabilidade do mesmo. O Suzuki Samurai, pai do Jimny, tinha acionamento do eixo por alavanca e o bloqueio das rodas era feito manualmente em cada uma delas através de um botão no aro, frequentemente o motorista sujava as mãos ao fazer a conversão ou encontrava os bloqueadores emperrados. O sistema de acionamento eletrônico do 4x4 e da reduzida também possui alguns mecanismos de segurança que não permitem a mudança se a velocidade está muito alta ou, no caso da reduzida, se o veículo não está parado e desengatado, isso não existia na versão manual.

Ao acoplar o 4x4 o veiculo perde bastante potência, o motorista passa a conduzir com rotações mais altas no motor e até habituar-se, o carro pode morrer algumas vezes. Como não existe diferencial central não é possível usar o 4x4 em estradas pavimentadas ou com alta aderência sob o risco de "moer" o diferencial (procurar na internet os relatos) a manobra em baixas velocidades como estacionar também é bastante difícil quando tracionado.

A tração 4x4 reduzida em jipes é normalmente utilizada em descidas escorregadias (os freios podem fazer o carro derrapar) ou para sobrepor obstáculos de elevada inclinação. No Jimny, por conta do conjunto motor x câmbio, ela ganha uma nova função: partida em subidas mais íngremes. Sim, o Jimny no modo 4x4 não sai do lugar em subidas um pouco mais íngremes sem engatar a reduzida sendo superado até por veículos de passeio neste quesito.

Os diferenciais, o cardã e a caixa de transferência do Jimny são extremamente robustos e estão muito bem posicionados. Não é necessário qualquer protetor adicional. O único descuido neste projeto são os cabos elétricos do sistema de acionamento da tração, que vão para a caixa de transferência. Eles estão relativamente expostos e podem ser arrancados por um galho, recomendo um reforço e atenção na proteção dos mesmos.

A única manutenção preventiva necessária no sistema de tração é a troca do óleo dos diferenciais, da caixa de transferência e a lubrificação do eixo cardã. O óleo dos diferenciais deve ser trocado se os mesmos foram expostos a muita água ou sempre que você notar um ruído diferente (em especial no diferencial traseiro). O munhão, peça que conecta as rodas ao eixo também precisa ser lavado e lubrificado em caso de contaminação excessiva por água.

Suspensão

O Jimny é construído sobre uma plataforma do tipo chassis com eixos rígidos entre os pares de rodas, mesma configuração de caminhonetes, caminhões, no Troller e no Wrangler. Este arranjo é excelente para quem deseja aumentar a altura da suspensão ou o diâmetro das rodas, também abaixa bastante o centro de gravidade (chassis + eixo + diferenciais baixos) aumentando um pouco a estabilidade em curvas. Como o Jimny não possui suspensão independente, não é necessário preocupar-se os problemas desta tecnologia como empenamento de bandejas ou desalinhamento após um buraco.

Os eixos rígidos funcionam como alavancas possibilitando a movimentação do veículo em trilhas muito severas, em especial aquelas em que as rodas nem sempre estão todas tocando no chão. Os pontos negativos dos eixos rígidos suspensos por molas são a menor altura do solo - o diferencial é obrigado a ficar no centro do eixo e o conforto, uma única roda que passa por um ressalto na estrada, por exemplo, faz o veículo inteiro movimentar-se. Os solavancos são tão intensos que em um trajeto urbano, por exemplo, não consigo levar um copo de Coca-Cola comprado no Drive-Thru do Mc. Donald's sem derramar. Em estradas de terra ondulada, passageiros do banco de trás as vezes chegam a bater a cabeça no teto.

Estes "pulos" que o Jimny dá seguramente serão o principal argumento que sua família utilizará para que você se livre do carro, não é culpa deles, todos estamos acostumados com as modernas e macias suspensões independentes. O motorista usualmente não liga para este desconforto e até acha divertido.

Um dos defeitos da suspensão/direção do Jimny, extremamente comum, é conhecido como "steering wobble" ou, em uma tradução literal, "bamboleio da direção". Uma combinação de folgas nas buchas da direção e do desbalanceamento do pneu provoca intensa vibração do volante em velocidades entre 70 e 90km/h. Este problema pode ser amenizado com um bom balanceamento e reposição das buchas, mas eventualmente volta em maior ou menor intensidade.

Freios e segurança

O Jimny possui freios a disco apenas nas rodas dianteiras, as versões anteriores a 2013 não possuíam ABS mas isso não faz falta pois o veículo é muito leve e conta com uma elevada área de contato com o solo por conta dos pneus largos. A eficiência da frenagem é muito boa, o carro permanece sob controle mesmo em condições mais adversas. A robustez do equipamento se traduz em uma longa vida para os discos, pastilhas, sapatas e tambores do sistema.

Em termos de segurança, o projeto do Jimny não é dos melhores. Carros modernos possuem um desenho que, em caso de colisão frontal, o motor afunda e vai para a parte de baixo do compartimento de passageiros. No Jimny, além do motor ficar na altura do peito dos ocupantes, o chassis inferior impede este "mergulho".

Certa vez li em um artigo que o motivo pelo qual os para-choques aumentaram bastante da versão Samurai para o Jimny era a necessidade de uma zona de amortecimento de impacto adicional, decorrente dos resultados ruins nos crash-tests europeus. Me surpreendeu ver que algumas versões oferecidas pela montadora aqui no Brasil passaram a vir com um para-choques minimalista (para não dizer inexistente) e barras de aço frontais e traseiras acopladas diretamente à estrutura do chassis, ou seja, zero amortecimento de impactos, especialmente para pedestres. O mesmo kit ainda acompanha elevados calços na suspensão que podem afetar o comportamento dinâmico do Jipe nas curvas e pneus de maior diâmetro que podem sobrecarregar o sistema de freios e de tração.

Uma coisa é o proprietário modificar seu carro por conta e risco, outra é uma montadora supostamente autorizada por sua matriz no exterior oferecer um veículo com menos dispositivos de segurança do que o projeto original contemplou. Sinceramente espero que a Suzuki Veículos do Brasil (SVB) tenha argumentos e evidências suficientes para justificar que as modificações realizadas não reduziram a segurança dos passageiros e principalmente de coitados que acidentalmente se encontrem na frente de um. Se não tiver, e é o que parece, espero que tenha bons advogados.

Espaço interno

O Suzuki Jimny é um veículo para dois passageiros que eventualmente (eventualmente mesmo!) pode carregar até 4 passageiros já que largura e a curta distância entre eixos promovem um encaixe "justo" dos viajantes . Motoristas muito altos podem ter problemas para acomodar as pernas, mesmo com o banco 100% retraído. Motoristas de estatura normal podem se sentir incomodados com a botoeira de controle da abertura dos vidros, que rouba espaço do joelho esquerdo, felizmente é fácil se acostumar com isso.

No banco traseiro vão no máximo duas pessoas, como o assoalho é alto, os joelhos tendem a ficar em uma posição elevada e podem causar desconforto em viagens com duração superior a 2 horas. O acesso aos bancos traseiros só pode ser realizado através do lado do passageiro uma vez que o banco do motorista não rebate. Toda vez que o banco do passageiro é rebatido para o acesso, a regulagem de profundidade e inclinação se perde. A posição alta do assento pode levar convidados a bater a cabeça no teto em percursos mais acidentados. Um ponto positivo dos bancos traseiros é o descanso de braço/porta-objetos, bastante amplo nas laterais e a possibilidade de ajustar sua inclinação.

Porta-malas

Antes de descrever a capacidade de carga do porta-malas do Jimny, gostaria de chamar a atenção para um detalhe que passa desapercebido por muitos usuários até que se torna ligeiramente inconveniente. O Jimny foi projetado no Japão, país em que a condução se dá pelo lado esquerdo da vida. A tampa do porta-malas tem as dobradiças do lado direito para que, quando o veículo está estacionado na calçada, o acesso ao compartimento não seja bloqueado pela porta. Ao adaptar o jipe para direção pelo lado direito, padrão no Brasil, faltou mudar o lado de abertura do porta-malas e se você está estacionado na rua, a tampa bloqueia o acesso ao compartimento.

Agora vamos a capacidade de carga. O Jimny, dentro das limitações de espaço que possui, encontrou uma forma interessante de adaptar-se à necessidade de carga dos usuários. O veículo pode ser configurado de 4 formas diferentes conforme descrevo abaixo:

Dois passageiros nos bancos traseiros

Nesta configuração, os dois bancos traseiros são usados por passageiros, um pequeno espaço de aproximadamente 25cm sobra entre a parte de trás dos bancos e a porta traseira. Não cabe nada além de algumas bolsas, a caixa de ferramentas e casacos.

Um passageiro no banco traseiro, o outro banco é rebatido

Como o passageiro só consegue acessar o banco traseiro pelo lado direto, usualmente o banco rebatido é o que fica atrás do motorista. A capacidade de carga aumenta para um valor próximo ao do porta-malas de um carro sub-compacto (Up, Mobi, etc...). Já é possível levar uma mala de viagem grande. Meu Jimny fica 99% do tempo nesta configuração pois já da conta das necessidades do supermercado da semana.

Dois bancos traseiros rebatidos

Como o teto do Jimny é alto, esta opção oferece uma capacidade de carga superior ao porta-malas de um sedan compacto (Fiesta, Prisma, Siena, etc...).

Opção hardcore ou "Jimny Fiorino"

Basta remover 6 parafusos para retirar completamente os bancos traseiros do Jimny, essa operação não tarda mais do que 10 minutos, requer uma única chave de boca de 14mm (ver tutorial) e transforma o jipinho em um guerreiro de carga graças ao assoalho plano. Nesta configuração é possível levar bicicletas (sem as rodas), uma máquina de lavar louças e até um televisor grande.

Bagageiro

O bagageiro superior original do Jimny é funcional, porém é todo fabricado em plástico. O manual diz que suporta até 30kg e eu não arriscaria chegar neste peso, especialmente alguns anos depois que o veículo foi fabricado (a luz UV do sol fragiliza materiais plásticos).

Acabamento

O acabamento interno do Jimny é... espartano. Os componentes internos são peças grandes rígidas de plástico bastante resistentes e fáceis de limpar. Chamo atenção para alguns componentes frágeis que quebram com facilidade como a trava para rebatimento dos bancos traseiros, as tampas dos porta-objetos que ficam no porta-malas, o pino de travamento da porta e o contato elétrico do desembaçador traseiro.

Alguns detalhes do projeto e acabamento do Jimny (são apenas detalhes) podem incomodar:

  • As borrachas das janelas não apoiam bem os vidros quando estão parcialmente abertos, o resultado é uma ruidosa vibração. Existem medidas paliativas para reduzir o problema mas nenhuma é 100%.
  • O trilho do banco de passageiro , sem peso em cima, vibra com um ruído incômodo. As concessionárias costumam deformar um pouco o trilho para fixar melhor o banco e resolver esta questão.
  • Os bancos traseiros também vibra em algumas posições.
  • O isolamento acústico do motor e da caixa de transferência (fica entre o câmbio e o freio de mão) é ruim. Calor e ruído passam para a cabine, o tapete chega a aquecer depois de alguns km.
  • A saída da ventilação de ar, acima dos para-lamas traseiros, não tem a melhor vedação e pode levar poeira em excesso para o interior o carro.

Eletrônica embarcada

Para tornar o artigo sucinto, listo apenas o que o Jimny possui de tecnologia eletrônica embarcada de fábrica na versão standard (nas versões de frotista a quantidade é ainda menor):

  • Travamento automático das portas e do porta-malas
  • Vidros elétricos
  • Travamento remoto das portas
  • ABS (após 2013)
  • Airbag (após 2013)
  • Acionamento eletrônico da tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
  • Alerta em caso de abertura das portas com o farol aceso
  • Indicação de abertura de portas no painel
  • Dois hodômetros parciais
  • Temporizador do limpador de para-brisas
  • Retrovisor elétrico
  • Ajuste do brilho do painel (no mesmo botão do hodometro parcial)

Esta pequena lista de itens pode parecer minguada mas é suficiente para garantir uma condução confortável, não tenho nada a reclamar.

A maior queixa dos usuários quanto à eletrônica embarcada está sempre relacionada ao sistema de som, que, apesar de ter evoluído um pouco na versão nacional, ainda está muito abaixo do padrão qualquer veículo "'pé de boi" vendido no país. O problema está relacionado com o espaço limitado disponível na lataria para a colocação das caixas de som, isso reduz o diâmetro dos alto-falantes e consequentemente a qualidade do som. O isolamento acústico não ajuda e, para piorar, o Jimny japonês não vinha nem com caixas de som traseiras.

É possível melhorar bastante o sistema de som do Jimny, graças à facilidade desmontagem do acabamento interno, a instalação de novas caixas de som é relativamente simples, rápida e barata. Arrisco dizer que esta é uma modificação/upgrade que 9 entre 10 proprietários do Jimny  faz poucos meses após retirar o veículo novo da concessionária, ainda na garantia.

Ar condicionado e ventilação

O sistema de ar condicionado do Jimny, apesar de não ser digital, é excelente, dentre os melhores que já experimentei. A alta vazão de ar e a posição elevada dos distribuidores garantem conforto nos dias mais quentes com um impacto quase imperceptível na potência do motor. Para os dias frios também dispõe de ar quente.

O Jimny de série não vem com filtros anti-polem instalados, porém possui o compartimento para instalação do mesmo. Se o usuário deseja um ar mais puro, basta comprar e instalar o filtro (nenhuma ferramenta é necessária).

Desempenho

Para não ser injusto com o Jimny, vou avaliar o desempenho do veículo em três situações:

Na cidade

O Jimny vai muito bem na cidade. A relação de marchas da 1 à 3 é muito bem ajustada e o motor responde bem em baixas velocidades (até 80km/h). O consumo de combustível fica ao redor de 9km/L e a autonomia na faixa de 360km.

Na estrada

A estrada não é o forte do Jimny. O veículo responde muito, muito lentamente em velocidades superiores a 100km/h, a relação quase idêntica na 4 e 5 marchas obriga o condutor a reduzir até a 3 para uma ultrapassagem ou subida mais íngreme. O ruído na cabine sobe muito e o consumo de combustível aumenta significativamente em velocidades de 110 km/h a 120km/h. Acima de 120km/h o veículo dá a sensação de instabilidade. O tanque de combustível de 40L também não colabora limitando a autonomia a aproximadamente 450km (11,5 km/L) em velocidades de até 100km/h. Se você pretende fazer aquela viagem até a Patagônia com Jimny prepare-se para levar galões de combustível no porta-malas e tenha paciência, muita paciência.

Nas trilhas

No modo 4x4 normal a falta de potência pode fazer o veículo sofrer e até morrer em subidas mais íngremes porém, ao engatar a reduzida não há nada que fique na frente deste trator, nada mesmo! Com 4x4 engatado o consumo sobe para 7km/L, no modo reduzido chega a 5km/L.

Geral

Snorkel, engates frontais e traseiros, aumento da suspensão, pneus maiores, guincho, bloqueio diferencial, protetores de diferencial, peito de aço, estribos, etc... aumentam substancialmente o peso do Jimny e reduzem seu desempenho na cidade, na estrada e até nas trilhas. O Jimny na configuração original de fábrica encara trilhas bem difíceis e uma de suas vantagens técnicas é precisamente o baixo peso que previne o afundamento das rodas em solos macios. Eu mesmo fiz a besteira de instalar um protetor da caixa de transferência e o mesmo nunca chegou a ser atingido por uma pedra por conta da curta-distância entre eixos do veículo (acreditem, eu tentei!).

Se o proprietário do Jimny é um amante da lama, a única modificação que eu recomendaria é a substituição dos pneus por modelos off-road de mesmo diâmetro. Acredito que existem no mercado veículos 4x4 mais aptos a serem transformados em "árvores de natal" ou "big foots" por conta dos motores mais potentes. Essa opinião, já adianto, é conflitante com o ponto de vista dos aficionados por customizações internet afora...

Consumo de combustível

Fiz um levantamento do consumo de combustível do Jimny desde novo, 2011, até o ano de 2021. Durante estes 10 anos todas as revisões foram realizadas na concessionária conforme o manual.

O resultado pode ser visualizado aqui.

Ergonomia e dirigibilidade

O painel de instrumentos do Jimny possui números grandes e um alto contrate, é muito legível. O posicionamento dos comandos, do volante e da manopla câmbio também são bastante ergonômicos e confortáveis.

A visibilidade é ótima, janelas laterais grandes quase eliminam os pontos cegos, os espelhos retrovisores laterais são enormes fornecem um bom campo de visão. A altura do solo também ajuda muito na navegação urbana. É o veículo com a melhor visibilidade dentre todos que dirigi ao longo da minha vida.

A direção hidráulica do Jimny é baseada na tecnologia de esferas recirculantes, a mesma utilizada em caminhões e possivelmente uma das configurações mais robustas existentes no mercado. Uma característica deste sistema é uma pequena folga no volante que faz com que o mesmo gire solto por aproximadamente 2cm antes que inicie a tração da barra de direção, isto não é nenhum problema mas pode causar estranheza com quem está acostumado com a tolerância milimétrica da direção de pinhão e cremalheira dos veículos de passeio. Não é necessário fazer muito esforço para movimentar as rodas do jipe, mesmo com pneus largos, porém não será possível manobrar em um estacionamento girando o volante apenas na palma da mão.

Uma combinação de características, dentre elas a curta distância entre eixos, a reduzida largura e o elevado ângulo de inclinação das rodas permitem que o Jimny tenha um raio de curvatura muito pequeno. Isso se traduz em uma alta capacidade de realizar manobras em espaços restritos, isso vale para trilhas, para estacionar em um Shopping ou até para desviar de obstáculos e acidentes no percurso.

De uma forma geral a dirigibilidade do Jimny é excelente, proprietários que conheci frequentemente usaram os adjetivos "divertido" ou "cabe em qualquer lugar" descrever a sensação de conduzir o jipe. Eu pessoalmente, quando estou em outro veículo, sempre reclamo da capacidade de manobra e da visibilidade limitadas.

Manutenção e serviço técnico

Conforme comentei anteriormente, o Jimny é um veículo extremamente robusto com manutenção relativamente simples com peças de fácil acesso e que não exigem ferramentas especiais "proprietárias". Dizer que o veículo "não quebra nunca" não é um grande exagero.

 Componentes de reposição frequente como filtros, óleo, bujões, lâmpadas, correias, bateria, paletas do limpador de para-brisas, o próprio para-brisas, fusíveis e pneus seguem padrões de mercado e podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de auto-peças por preços bastante em conta. Algumas peças mais caras de reposição não tão frequente como amortecedores, embreagem, discos, pastilhas e tambores de freio não são tão abundantes mas podem ser compradas de importadores no MercadoLivre por preços muito em conta.

Peças de baixa demanda ou de baixa frequência de reposição como para-choques, faróis, acabamento, diferenciais, câmbio, cabos, centralina, retrovisores e funilaria, em geral, são muito difíceis de serem obtidas fora da rede de distribuição nacional da Suzuki, evidentemente porque a quantidade de Jimnys circulando é muito pequena e não interessa aos pequenos importadores. Peças originais Suzuki nas concessionárias chegam a ser 4x mais caras porém o sistema de logística e estoque da montadora é eficiente e dificilmente o consumidor vai esperar semanas ou meses por um componente.

Apesar da manutenção simples, nem todas as oficinas possuem os manuais de manutenção com a regulagem e tolerâncias dos componentes mecânicos. Um caso emblemático disso são as casas de pneus (mesmo das grandes marcas) que dificilmente acertam o balanceamento e o alinhamento da direção levando ao problema do "wobble" já mencionado. Felizmente existem algumas oficinas especializadas em Suzuki pelo brasil que sabem bem o que fazem e são sempre uma alternativa às concessionárias.

Por falar na rede oficial, pelo menos na cidade de São Paulo, não tenho nenhuma reclamação do atendimento da Suzuki - utilizei serviços de três concessionárias e atualmente visito a RAKKI da Nações Unidas, muito pelo contrário, até elogio. O atendimento costuma ser rápido e eficiente, a garantia é honrada sem "mimimi" e os valores não são altos em comparação com as grandes montadoras (Ford, VW e FIAT, por exemplo).

Seguro

Por ser um utilitário esportivo de uso misto, nem todas as seguradoras aceitam cobrir o pequeno Jimny. O valor é relativamente alto para o porte do veículo, porém não chega nem perto dos patamares exorbitantes cobrados para os irmãos 4x4 Diesel. O meu Jimny importado 2011 teve o preço do seguro na faixa de R$ 1800,00 em fevereiro de 2017 (5% do valor da tabela FIPE).

Comments

Submitted by Rodrigo on Sat, 09/09/2023 Permalink

Tenho um Jimny 2019 4sport. Resolvi o problema  "wobble" ou "shiming" instalando um amortecedor de direção "Atacama". Observei, recentemente, uma postagem sobte "kit anti shiming", que consiste em 2 pares de rolamentos p Munhão.Também resolve? 

O amortecedor de direção não resolve o problema. Apesar de você não sentir na direção, toda a suspensão dianteira entra ressonância e isso desgasta outros componentes (dá pra sentir isso segurando a alavanca do câmbio quando começa a vibração).

A solução é trocar buchas da suspensão e balancear as rodas.

O rolamento do munhão, quando danificado, é responsável por outro tipo de vibração, menos intensa e que aparece em várias velocidades.

Submitted by Romualdo Ferreira on Mon, 04/25/2022 Permalink

Já possui Vitarinha 2 portas 94, Gran Vitara 2000 e agora recentemente um Jimny 2001 que ao acionar a tração que tem roda livre a luz que demonstra que está acionada o 4X4 não acende. Como resolver?

Submitted by Pedro Paulo on Wed, 04/13/2022 Permalink

Tenho um Jimny 2010/2011, importado. Gosto muito do veículo. Já tive vitara 1993 e um samurai 1995, este por 10 anos. São veículos fortes e muito dificilmente trazem problemas ao proprietário. Meu Jimny está com 42 mkm. Parabéns pela descrição do Jimny. 

Submitted by Luciano on Mon, 03/28/2022 Permalink

Rapaz gostei demais destas informações as que mais gostei foi saber que ele é corrente comando e não correria dentada esse carro é um luxo. Até hoje so usei carro da ford nunca para pra trocar porra de correia e as peças são robusta também N tenho do que reclamar da Ford mas agora quero um 4x4 e vai ser um jommy. Valeu amigão obrigado pelas informações inscreve-se no meu canal no YouTube (Russo tecnologia) provavelmente quando eu comprar o jimmy vai ter vídeo consertando o carro por lá. Abraço 

Submitted by Ivan on Sat, 01/08/2022 Permalink

Melhor opinião que já li sobre qualquer modelo de carro. Impecável.

Minha sw4 97 td não possui airbag, por isso penso em trocar por um outro carro que possua.

Pensei no jimny, mas agora estou mais informado, após ler seu texto.

Parece que o jeito será procurar outra sw4, porém com air-bags.

Submitted by MAC Monteiro on Tue, 10/05/2021 Permalink

Prezado Daniel,

Agradeço pela excelente avaliação de proprietário de Jimny, que foi determinante para eu no mês passado comprar um 2019/18 com 5 mil Km rodado e que já veio equipado com a famosa vibração no volante entre 70 e 80 Km/h, como você informou (kkk)!

Agora sério, sobre a tal vibração observei que não é sempre que passa por essa faixa de velocidade que faz.

Apesar do pouco tempo que comprei o Jimny, já fiz 3 viagens e 1 trilha com ele e na maioria das vezes que passou entre 70 e 80 Km/h o volante não tremeu, mas em umas 3 ou 4 vezes tremeu. Por isso fiquei pensando se a tal tremedeira não teria ver com o tipo de piso/asfalto...

Sds,

Marco, Rio de Janeiro-RJ

Submitted by MÁRCIO LUCENA on Fri, 07/16/2021 Permalink

Prezado Daniel,

Tenho um Jimny 4Sport 2015, e venho percebendo que ao sair na primeira marcha de maneira mais forte, o Jimny tem apresentado uns estalos (tra-tra-tra), principalmente quando essa saída forte se dá no asfalto ou calçamento. 

O nobre colega poderia me ajudar com alguma orientação a respeito?

Desde já, agradeço-lhe pela atenção!

At.te,

Márcio Lucena

Submitted by MÁRCIO LUCENA on Sat, 03/06/2021 Permalink

Pessoal, estou com um problema com o meu Jimny Sport 2014. Tenho percebido constantemente que o carpete do passageiro aparece molhado. Não consegui identificar de onde está vindo essa água.

Vcs poderiam me ajudar?

Submitted by Matheus on Sun, 06/07/2020 Permalink

Daniel, tenho um Jimny HR da mesma época que o seu. Por acaso os botões no painel que acionam a tração 4x4 ficam "emperrados"? No meu funciona corretamente, mas eles não voltam para a posição original e sinto que cada vez tenho que apertar com mais força. Estaria na hora de substituir ou é assim mesmo? Abçs!

Bom dia,

Você pode tentar reparar a botoeira do 4x4.... A lâmpada de minha botoeira queimou e eu decidi substituir a lâmpada incandescente por um LED vermelho. Como o LED funciona com 2V, tive que desmontar totalmente a botoeira para soldar alguns resistores na placa. Lembro-me de ter desmotado todo o kit e lavado todas as peças sem maiores dificuldades, a parte mais chata foi soltar a botoeira do painel pois o encaixe estava bastante firme.

Bom dia!

Daniel, hoje Tenho um pálio 1.0, moro na zona rural e no próximo ano vou levar minha filha para estudar todos o dias na cidade 24km ida e volta de estrada de terra geralmente ruim. Bom, mas tenho dois filhos um de 3 e outro de 1 ano. Minha duvida é, a diferença de espaço no banco de trás do pálio para o jimni para levar as crianças é muito grande?

Da para conciliar o jimni com a família?

Não quero ele para viagens. Uma picape a diesel seria uma opção, mas ainda acho muito carro para mim.

Submitted by André Almeida on Wed, 11/06/2019 Permalink

Daniel,

Parabéns pelo post, realmente sincero e objetivo. Acabo de comprar um Jimny e não há segredos, é um Jipe. Assim, quem quer conforto, agilidade, dentre outros...procure outro carro. A proposta dele é essa mesma, ser Jipe! Realmente o parabenizo pelos comentários, pois precisamos dessa racionalidade e honestidade, visando uma opinião real sobre o carro, sem enganações. Grande abraço!

Submitted by Alex Popovics on Tue, 09/17/2019 Permalink

Muito obrigado por este forum super informativo sobre o Jimny. Eu fiquei atraído pelas invocações de fabrica do Jimny Desert. Li que a Suzuki embora não avisar explicitamente que se o veículo entrar na água acima de uma altura não específica que a garantia seria anulada. Vi numa avaliação no YouTube que água acima de 50 centímetros pode entrar nos respiros dos diferenciais e que a solução e mover os respiros mais alto e que se o tambor de freio traseiros molhar as lonas podem não funcionar direito ate secar. Também que a única função do snorkel e de evitar entrada de poeira e diminuir oa temperatura do ar considerando que a Suzuki cancelaria a garantia se o Jimny entrar em águas mais fundas que 50 centímetros. (Modelo Sport). 

Submitted by Rodolfo on Sun, 08/11/2019 Permalink

Daniel, parabéns pelo review, rico em detalhes tanto técnicos quanto curiosidades! Muito obrigado pelo vasto material sobre o nosso querido trator!,Sucesso!

Submitted by Washington da Silva on Sat, 05/18/2019 Permalink

Olá Daniel.

Parabéns pelo texto. Muito útil.

Mas gostaria de fazer uma pergunta a vc e aos colegas amantes de Jimny pois preciso da opinião de donos de Jimny.

Peguei meu Jimny 4ALL há pouco mais de 15 dias (meu carro anterior era um HB20). Quando desligo o carro, em geral, após rodar alguns km, ouço umas "batidinhas" em intervalos muito curtos (coisa de frações de segundos) e sempre regulares, como se fosse um líquido pingando (rápido) ou uma hélice ainda girando - é algo tipo um tec-tec-tec... A frequência dessas "batidinhas" é constante e dura alguns poucos minutos. Isso é normal no Jimny? O que a seria? Alguém pode me ajudar?

Tenho um HB20 também, 2017, e estou procurando um carro que eu possa usar na zona Rural, gosto muito da ideia de ter um Jimny, nunca tive, mas me interesso muito, ele tem algumas características que tem me feito escolher ele, como: Resistência, Robustez (quero um carro que não de dor de cabeça), econômico e 4x4. Meu único receito é comprar um que não foi bem conservado, pois meu budget Hoje da para comprar apenas um usado de uns 40mil. 

Enfim, o que me diz, valeu a pena? Você me recomenda? Como é o acesso ás peças e serviço? Se puder me dar uma luz, agradeço desde já!

Em geral estes veículos, mesmo usados, possuem baixa quilometragem e baixo nível de desgaste. Você deve tomar cuidado apenas com o estado dos diferenciais e da caixa de transferência do 4x4, estes componentes podem ser danificados se o dono aciona o 4x4 em algum piso com alta aderência como asfalto seco ou concreto. No test-drive, algumas subidas e descidas em linha reta com o 4x4 e/ou a reduzida ligados são suficientes para denunciar o problema: ocorrem estalos por conta dos dentes das engrenagens que foram quebrados (só não faça curvas no asfalto com o 4x4 ligado para não ser você o causador do problema).

A rede de serviços oficial da Suzuki é boa, as peças de reposição frequente como pastilhas de freio e filtros são bastante em conta. Peças mais complexas são todas importadas e caríssimas, uma caixa de transferência ou um câmbio podem custar 25%-30% do valor do carro, por exemplo.

 

Daniel muito obrigado pela resposta! Com certeza vou me atentar a isso! Espero não precisar trocar peças como cambio e caixa de transferência tão cedo. Não comprei o meu ainda, mas me ofereceram um 2015, com 205 mil rodados! Me assustei com a KM, mas pelo que eu vi até os 193 mil km a maior parte foi rodada em rodovias(onde os desgastes são quase a metade do que na cidade) e as revisões foram feitas na concessionária até os 193mil Km também. Me parece que foi bem cuidado, mas confesso que da um medo. Será que vale a pena? Qual será a vida útil do motor do Jimny, mantendo as revisões necessárias? Tem idéia? 



Desde já agradeço muito pela atenção! Abraços.

Oi, tinha um hb20 2018 mas infelizmente fui assaltada. Estou pensando seriamente em comprar um Jimny 2015, porém meus pais insistem que é um carro com peças muito caras. Qual é  a opinião de vcs? Pelo que li ele dá pouca manutenção além de troca de óleo, etc. Preciso decidir isso até amanhã se possível.  Grata! Ah, eu uso o carro para cidade e trilhas leves para cachoeiras. Mas, me apaixonei pelo carro depois que fui para o Jalapão. O carro é só pra eu e meu do andarmos. 

Submitted by Mário Takeo Tanaca on Wed, 05/15/2019 Permalink

Olá Daniel!

Decorridos mais de dois anos da sua publicação, a sua matéria continua extremamente útil! Parabéns pela iniciativa, estudos, anotações, em toda a matéria! Deve ter sido trabalhoso e isso demonstra sua dedicação. Nunca havia encontrado uma matéria tão boa, em detalhes, fora do círculo dos profissionais da área de avaliações, que ficam pouco tempo com os carros avaliados! Tenho um SPORT/16, saí de um TROLLER/08 após 2 anos e meio e 60 mil km rodados.

Após pesquisas, cheguei nesse jipinho valente, livre de manutenções e gastos exorbitantes que o Troller me deu! É certo que que tive muitas aventuras com o Troller, troquei mesmo por conta das despesas com manutenções. Estou rodando com o Jimny há um ano e meio, rodei menos, uns 30 mil km e tem me proporcionado a mim e minha fiel escudeira esposa, momentos de muita alegria, realizações e aventuras! Veículos tipo JIPE, é para quem curte aventuras!

E o JIMNY nada deixa a desejar, é muito bom mesmo! O Troller fazia 11km/l de diesel, tranquilo, mas deixei mais 20mil reais nas oficinas, fora gasto com pneus! Com o Jimny, até agora só gastei com gasolina e trocas de óleo, uma bênção! Não faço trilha pesada, mas do Paraná ao Mato Grosso, passando por São Paulo, Minas e Goiás e vários pontos litorâneos; não encontrei barreira para o pequeno valente! Detalhe, passei por água na altura dos pneus sem problemas! Não coloquei nenhum acessório, apenas fiz duas barras de alumínio para bagagem extra. Uso pneus ALL-TERRAIN BF GOODRICH, muito bons! Só estou em dúvida se consigo substituí-los quando chegar a hora, pois ouvi comentários que não seriam mais fabricados com as letras brancas da marca..., um gosto à parte!

Submitted by Paulo on Mon, 01/07/2019 Permalink

Boa tarde a todos.

Comprei um 4 sport no mes de julho / 18 e demoraram 3 meses para entregar (Goiânia). Foi desgastante.

Não tenho o que reclamar do carro, a não ser, um barulho insuportável na porta do passageiro, como o carro está com 5 mil km rodado, ainda não fui na concessionária tentar resolver.

Se voce é um novo candidato a comprar um e tem problema com ruídos internos, definitivamente, não compre um, você vai arrepender amargamente. Devo ficar com o meu até fim do ano. 

 

Submitted by EDUARDO FERREI… on Sun, 07/22/2018 Permalink

estava procurando informações sobre este modelo e acho que dificilmente encontrarei explicações melhores, procurei em várias revistas e nem chegaram perto.

Um abraço e Parabéns!

 

Submitted by Leonardo Simoes on Thu, 07/12/2018 Permalink

Obrigado pelo post,

Estou querendo trocar minha Duster Oroch num Jimny, ando lendo bastante, como sou apenas eu e a namorada, na temos filhos, estou quase comprando o carrinho. Gosto muito de viajar, o que esta me preocupando mais e o espaco, mas creio que se eu baixar os bancos traseiros no terei este problema.

Submitted by JONAS RUIZ MAR… on Tue, 06/26/2018 Permalink

Não haverá descrição mais precisa em imparcial que essa, parabéns pelo trabalho.

Submitted by Paulo on Mon, 06/25/2018 Permalink

Prezado Daniel,

Parabéns pela avaliação, graças a sua avaliação comprei o meu em dezembro de 2017. O jeep é realmente fantástico, atende a todas as minhas necessidades.

Uma questão que gostaria da sua opinião. Notei que  há uma diferença na altura dianteira do veículo ele pende 1 cm 1/2 do lado do motorista, na concessionária me falaram que é normal. Procede? É isto mesmo?

Tirando isto: é só alegria!

 

Submitted by Wagner Morais on Tue, 04/24/2018 Permalink

Em abril de 2018, fiz Chapada dos Veadeiros, Jalapão e Chapada Diamantina em um Jimny.

 

No assunto "estradas de terra", posso afirmar que o teste  mais duro foi no Jalapão. Mas o carro saiu-se super bem: não atolei nem na lama, nem na areia. Sendo compacto, passa por qualquer trilha. Sendo período de chuvas nos Jalapão, algumas trilhas em solo de areia quase que desaparecem ou transformam-se em buracos, e isso nem foi transtorno para o carro, nem para mim enquanto motorista.

 

Ainda, no Jalapão, o consumo, mesmo em 4x4low, nunca foi inferior a 10 km por litro. Inclusive, certa vez, no Norte de Minas, numa estrada de areia com 90 km de extensão, fiz 12km por litro na tração 4x4low, a 60 km por hora. Mas o carro gasta muito em engarrafamentos de cidades, algo em torno de 5km/litro. De qualquer forma, minha média de consumo na montanhosa  Belo Horizonte é 10km/litro.

 

Sim, o carro "bate", pois foi feito para isso; caso contrário, se partiria ao meio.

 

Já cruzei leito de rios, em segurança, atendo ao aumento do fluxo de água. Se não houver cachoeira logo abaixo, o carro bóia. Inclusive, certa vez, transpassando um rio na região do Caraça-MG, e conduzindo por uma ilha de seixos bem no meio do rio, meu carro saiu da área seca e boiou. Rapidamente, eu percebi a situação e corrigi a rota pelo volante, quando então uma das rodas novamente acessou a área seca dos seixos.

 

É verdade que espaço para babagem, nem existe. Mas isso, na verdade, não chega a ser empecilho para um estradeiro.  Por outro lado, já carreguei muito peso: água, malas e peso denso com o bancos rebaixados. E este sobrepeso não alterou a força do carro.

 

Assim sendo: um excelente carro!

Submitted by José Meirelles on Mon, 03/05/2018 Permalink

Prezado Daniel,

Parabéns pelo excelente o seu artigo sobre o Jimny! Muito obrigado pelas dicas!!

Tenho uma dúvida que, talvez, você ou outros "comentaristas" possam dirimir.

Rodo com o meu 4Sun 2016 menos de 5 mil km/ano - somente uso urbano. Desde a 1a. revisão na concessionária, tenho observado que a lista de itens de verificação é reduzida, me cobrando mesmo pela troca de óleo e filtros (ar e óleo) e pela mão de obra, a cada 2 mil e poucos quilômetros (na última, exatos 1.858km).

Pergunto: com tanta robustez e qualidades mecânicas relatadas (motor, câmbio, freio, suspensão) e com o perfil de utilização por mim mencionado, você realmente acha necessário eu continuar levando na concessionária a cada seis meses somente para manter a garantia, que irá expirar no próximo ano?

Agradeço muito, de antemão, os comentários a esse respeito.

Essa foi exatamente a conclusão que eu cheguei... Eles tem que arrumar um jeito de faturar no pós venda. Agradeço mais uma vez por ter compartilhado a sua valiosa experiência com o seu Jimny. Um forte abraço e felicidades!

Submitted by Saull on Fri, 01/26/2018 Permalink

Tinha intenção em comprar o jimny 2018. Mas, o tal problema SHIMMY DO SUZUKI JIMNY parece que continua e, sem solução. Chega a ser ridículo algumas afirmações (característica do veículo).  Para mim é erro de projeto. Falta engenharia. Depois de assistir o vídeo abaixo - não tenho dúvidas que este "carro" nem deveria estar sendo vendido.

https://www.youtube.com/watch?v=1e_2uV2CT-Y

Boa tarde amigo. Possui um Sport 2015 com pneus mud 215, balanceados e instalei um amortecedor de direção por módicos 250,00. Tenho lift de suspensão de 2" e nada de shimmy. Se acha que isso é um problema tão grave que evite vc de comprar este carro, acho que está no segmento errado. Vc não procura um jipe, vc procura um SUV AWD que são coisas completamente diferente. Veja primeiro o que realmente vc quer.

Boa tarde, amigo... reafirmo que este "carro" saiu com erro de projeto/falha/defeito.  Não é o consumidor/cliente que tem que "comprar um kit reparo" par sanar o defeito/problema tão sério, inclusive com riscos de acidente. A montadora é responsável pelo reparo e todos os custos até a solução do problema.

"RECALL: 2.833 UNIDADES DO SUZUKI JIMNY TÊM FALHA NA SUSPENSÃO"

 

Matéria completa, sugiro a leitura, pois tem informações importantes: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/recall-283…

Afrouxamento de parafuso pode levar a perda de controle do veículo; Chamado envolve todas as unidades vendidas em 2013 e 2014

"Segundo a marca, o afrouxamento do parafuso pode gerar ruído na suspensão e, com a utilização prolongada do veículo nesta condição, "ocorrer vibração do volante de direção, e, em casos de uso contínuo e extremo o parafuso pode soltar ocasionando a diminuição da capacidade de manobra do veículo"."

Se o problema persiste nos modelos de anos posteriores - creio que a Suzuki tenha a responsabilidade em verificar e reparar (recall).

Saúde e Paz.

 



https://www.youtube.com/watch?v=SMSfRMVyDdM

Quem não faz as coisas direito acaba tendo que refazer. Foi o caso da Suzuki, que levou um puxão de orelha do Procon e foi obrigada a fazer um novo chamado de recall para o Jimny. 

http://carpress.uol.com.br/noticias/307-procon-obriga-suzuki-a-fazer-no…

14/07/2014 - 08h00

NOTÍCIAS    > RE-RECALL

Procon obriga Suzuki a fazer novo comunicado de recall do Jimny

Parafuso de fixação do tirante auxiliar da suspensão dos eixos pode soltar.

Em comunicado no dia 24 de junho, a empresa deixou de informar os riscos e implicações que oferece à saúde e à segurança dos consumidores, conforme determina a legislação.

 

São comentários de pessoas como essa que fazem as css tratarem o consumidor brasileiro dessa forma. O sujeito se vangloriando de ser " O jipeiro" e ainda achar razoável ter que pagar 250,00 pra corrigir problema que cauda instabilidade no carro devido a falha clara de projeto (de 16 anos!!!) e ainda deve falar sorrindo.

Comprei um carro Jimmy 15/15 e veio com o problema de treme(shimmy) quando chega às 80km, a concessionária falou que era só uma questão de balanceamento,  depois de 1 ano a concessionária diz que tem que trocar os rolamentos, o carro é uma bosta