Solução do vazamento da água do lavador de vidros

Solução do vazamento da água do lavador de vidros

By Daniel
- Updated 7 years ago
Posted in:
2 comments

Solução para o defeito do vazamento de água do reservatório de lavagem dos vidros no Suzuki Jimny.

O reservatório de água para a lavagem dos vidros do Suzuki Jimny fica quase na altura do bico do lavador traseiro. Se o reservatório está cheio de água e o carro é estacionado em um terreno inclinado podem ocorrer vazamentos e até a drenagem completa do tanque por efeito sifão.


O Jimny possui uma válvula de retenção instalada próxima à saída do lavador traseiro capaz de reter qualquer vazamento. Infelizmente este dispositivo pode falhar quando o tubo seca e a esfera que veda o tubo fica grudada ou quando alguma impureza bloqueia a vedação. A minha falhou e voltou a funcionar diversas vezes até eu desistir e buscar uma solução alternativa.


A solução que proponho é simples e demonstrou bons resultados. O diâmetro da mangueira é o mesmo dos tubos dos aeradores do aquário, desta forma, com um pedaço de mangueira de aquário de silicone (4mm de diâmetro interno) de 2,5m é possível dar uma volta sobre a lâmpada do brake-light (ponto mais alto da tampa do porta-malas). A única peça necessária é um conector para a mangueira que pode ser obtido em lojas diversas ou adaptado a partir de um tubo rígido.


DICA: Utilize apenas mangueiras de silicone. As mangueiras de PVC (Cristal) não tem resistência ao calor e com o tempo amassam ou ressecam.

DICA: Recomendo testar bem a estanqueidade entre a conexão da mangueira original e da nova de aquário. A pressão do lavador é alta. Pode ser necessário o uso de algum tipo de abraçadeira.

Comments

obrigado pela dica,  uma das coisa que eu iria fazer erra de trocar o tubo dos esguichadores do vidro dianteiro que ficam acima do nível do tanque de água pelo do esguichador do vidro traseiro, assim ele ficaria mais alto que o nível de água do tanque. Mas a solução de limpar a válvula seria viável.

agradeço por ter colocar este assunto para todos que tem a mesma duvida verem como um problema se torna simples.

abraços.

Submitted by Wellington Macena on Tue, 11/07/2017 Permalink

 Daniel, queria agradecer a contribuição com este tutorial. Eu já estava perdendo o sono com o problema de vazamento de água pelo

brucutu traseiro. Não sabia da existência dessa válvula anti-retorno.

Depois de ver seu tutorial, resolvi o problema fazendo a limpeza da válvula e aplicando uma graxinha de silicone no conjunto mola-esfera.

Iniciativas como a sua ajuda muita gente nesse mundo afora.

Grande abraço.