March 2011

Suzuki Jimny - Fixação da tampa do compartimento do macaco

A tampa do compartimento do macaco no Suzuki Jimny, pelo menos até o ano de 2010, não acompanhava um sistema de fixação prático. O resultado é um elevado nível de vibração e ruídos ao longo de percursos por terrenos acidentados.

A tampa também é confeccionada em MDF (Madeira de Farelo), um material que, em contato com a água ou na presença de umidade incha e esfarela.

O processo de conservação da madeira constituiu de pintura com algumas demãos de esmalte. O suporte do macaco e as espumas anti-vibração foram removidos e instalados após a aplicação da tinta.

Instalação de módulo MP3/SD/Auxiliar no som original do Jimny

O aparelho de som que acompanha o Jimny até o ano de 2011 não é muito versátil em termos de mídias de leitura, conta apenas com um CD player e rádio AM/FM. Instalar um rádio convencional é complicado pois o recorte do painel não segue os padrões usuais do mercado. Felizmente a Clarion, fabricante do aparelho de som, contemplou os usuários com uma para instalação de um CD Changer (alguém ainda usa isso?) denominada Cenet.

Installing an USB/SD/MP3/Aux-in adapter on the Suzuki Jimny OEM Radio

The OEM Clarion Radio that comes with the Suzuki Jimny doesn't allow modern media inputs as most of the car radios. It comes only with a CD player and a AM/FM receiver. Replacing this unit with a convencional 1 or 2-din stereo is not that simple since the dash has an unusual round edges hole. Fortunately the manufacturer of the radio, Clarion, included a CD changer port called Cenet (anyone uses a CD changer nowadays?)