Biblioteca em JavaScript para a interpolação de dados em tabelas

Esta pequena biblioteca foi concebida para testar um algoritmo que será utilizado em outros programas. Ele permite ao usuário interpolar linearmente dados de matrizes bidimensionais (tabelas).

Para explicar melhor o conceito, nada melhor que um exemplo: Tomamos uma tabela fictícia que relaciona a quantidade de calorias de uma alimento (Z) em função da porcentagem de açucar (variáveis X, linhas) e de gordura (variáveis Y, colunas) conforme indicado na tabela abaixo. A interpolação permite encontrar valores intermediários aos tabelados através de um processo semelhante a uma "regra de três".



Com base na tabela acima, o modelo de interpolação calcularia os seguintes valores de calorias, de acordo com as entradas:
Você pode testar a interpolação gerando uma tabela abaixo e resolvendo para os valores X e Y que desejar. Para campos vazios ou sem dados, entrar um texto qualquer, como por exemplo: "vazio".

DICA Use o console de JavaScript para visualizar o formato da tabela utilizada.

Este aplicativo faz 100% dos cálculos no computador do usuário utilizando JavaScript. A biblioteca de interpolação pode ser encontrada aqui: interpolizer.js e um exemplo de uso encontra-se no código-fonte desta página.

Por favor visite a minha página para maiores detalhes: www.danbp.org. Eu sou o Daniel BP.



Linha azul = Valores de Y
Coluna amarela = Valores de X
Demais células brancas = Valores de Z