Daniel Brooke Peig
Economizando Megabytes em sua Banda Larga

Por Daniel Brooke Peig (http://www.danbp.org)
Versão: 13/11/2003 - Em testes


Nesta página estou colocando algumas dicas para que você economize a sua taxa de transferência do seu serviço de banda larga, são preocedimentos simples que vão ajuda-lo a reduzir gastos de banda com coisas desnecessárias. Acredito que os usuários do Novo Speedy sejam os mais interessados.

Atualmente esta é a única maneira de aumentar seus downloads sem colocar a mão no bolso. Adotando algumas destas medidas consegui economizar cerca de 300MB/mês (este número varia muito de usuário para usuário), no caso do Speedy eu teria economizado cerca de 30 reais em transferência extra. Acredito que elas sejam realmente significantes para aqueles que tem limites de transferência inferiores a 3GB. De qualquer forma a segurança de seu micro também é incrementada com estes procedimentos.


Gostaria de poder atualizar esta página incluindo novas dicas, se você tiver alguma, entre em contato e ajude a melhorar este guia. Outras sugestões e críticas também são bem-vindas.


Diminuindo seu consumo - Organizado por ordem de significância.

1. Aumente seu cachê de arquivos temporários no browser de internet. Este cachê evita que você refaça o download de uma página se ela não tiver sido modificada. No IE clique no menu "Ferramentas"->"Opções de Internet" e em seguida, no Tab Geral para ver onde devem ser feitas as modificações ("Arquivos Temporários"->"Configurações"). Mais de 500MB é disperdício de disco.

2. Utilize um Webmail, ou, não se não quiser, um filtro anti-spam BOM. O Webmail evita que você faça o download dos anexos e mensagens desnecessáriamente, você vai poder apagar um Spam antes de baixa-lo ao seu micro poupando a transferência.

3. Instale um Firewall. Um Firewall (que não seja o que vem com o Windows) pergunta que programas você deixa acessar a Internet e quais você proíbe. Seu micro faz centenas de acessos desnecessários à internet todos os dias provenientes dos programas que você menos imagina.

4. Elimine os Spywares do seu micro. Estes softwares, além de coletar informações de seu micro permitindo que você receba publicidade dirigida no e-mail, utilizam amplamente a sua banda de internet. Um dos Spywares conhecidos é o Gator ou GMT que vem junto do Kazaa. Existem softwares específicos para acabar com os Spywares, se você tiver um bom Firewall esta deve ser uma das funções dele.

5. Utilize um software anti-popup e anti-banner. Existem aplicativos muito bons no mercado que vão poupar você de fazer o download os banners e popups. Um firewall bom também possui recursos de bloqueio de Pop-Ups e Banners antes que eles sejam baixados.

6. Disconecte quando não estiver usando a Internet. Quando você está conectado seus aplicativos tendem a procurar atualizações, consultar servidores e verificar sites sem que você saiba.

7. Na sua página inicial, coloque algo "leve" ao invés e um portal. Um boa página incial é a do Google (extremamente leve). Só para você ter uma idéia, se a página padrão for a do Terra e você abrir o seu Browser apenas 10 vezes por dia, no final do mês terá consumido cerca de 30MB.

8. Salve os vídeos em seu micro. Salvar antes de assisir ao invés de ver em tempo real (com exceção das transmissões ao vivo) vai ajuda-lo a poupar sua pequena quota.

Entre em contato e ajude a melhorar este guia. Outras sugestões e críticas também são bem-vindas.
Links Úteis

Bandwith Monitor Pro: este pequeno aplicativo para Windows faz o controle do uso de banda.
ABUSAR: outras dicas sobre Banda Larga.
Modem Club: configurações de modems, etc...


Muito obrigado pela visita!

Daniel Brooke Peig
http://www.danbp.org