Daniel Brooke Peig
Recuperando drives de CD-ROM (Ajuste do Laser)

Por Daniel Brooke Peig (http://www.danbp.org)
Versão: 29/12/2009


Nesta página estou postando um tutorial ilustrado completo para a recuperação de drives de CD-ROM/CD-R/CD-RW antigos, que não reconhecem mais alguns tipos de CDs. O método ensinado trata do ajuste do potenciômetro do laser, que aumenta a intensidade do led desgastado.


Lembre-se de que estes procedimentos requerem que você abra seu drive anulando qualquer tipo de garantida dada pelo fabricante. O manuseio incorreto das partes internas pode danificar ainda mais seu drive. Faça os ajustes por sua conta e risco!


Gostaria de poder atualizar esta página incluindo novas dicas, se você tiver alguma, entre em contato e ajude a melhorar este guia. Outras sugestões e críticas também são bem-vindas.


Contribuições de visitantes

Prezado Daniel,

Encontrei em seu site, http://www.danbp.org/, um tutorial sobre como recuperar leitores de CD antigos. Embora seja uma página antiga acredito que ainda possa ser de grande ajuda para outras pessoas e como já tive no passado uma pequena empresa que efetuava reparos em eletrônicos, inclusive este tipo de ajuste, acredito que tenha algumas dicas a acresentar:

Alguns leitores, inclusive os mais modernos, com o passar do tempo além do conjunto ótico podem também apresentar falhas de contato elétrico nos flat cables. Especialmente aquele que conecta o conjunto ótico do leitor à placa controladora. Algumas vezes a simples desconexão e reconexão do flat resolve o problema de leitura, mas uma vez que já se está com a mão na massa é recomendável tomar algumas ações preventivas tais como inspecionar e limpar os contatos do cabo, o que pode ser feito com uma simples borracha de caneta (aquela mais abrasiva) ou lapis borracha. Outras vezes o cabo sofre deformações nos pontos de contato do conector e nesses casos, não sendo possível trocar o cabo, pode-se lançar mão de um "recurso técnico" com o objetivo de aumentar ligeiramente a sua espessura e melhorar a qualidade do contato elétrico. Tal recurso consiste em simplesmente colar uma camada de fita adesiva comum, popularmente conhecida como durex, nas "costas" do cabo e cortá-la de modo que se adpte ao contorno do cabo.

Finalmente devo parabenizá-lo pela iniciativa e pelo espírito colaborativo!

Warlei Alves

Quando é necessário o ajuste do potenciômetro?

Depois de algum tempo (uns 2 anos dependendo do uso) seu drive leitor de CD ou gravador CD-R/RW ou ainda o DVD, começará a apresentar problemas na leiura de alguns tipos de mídias, principalmente aquelas de qualidade inferior. O principal sintoma disso é o seu sistema não "perceber" que existe um CD no drive.

Uma das causas deste problema de leitura pode ser uma lente suja entretanto na grande maioria dos casos estas falhas ocorrem porque o led laser de seu drive já está desgastado, perdeu a intensidade original. Felizmente a maioria das unidades conta com um recurso (o potenciômetro - como é conhecido pelos técnicos do brasil afora) que permite aumentar a potência do led e consequentemente prolongar a vida útil do dispositivo (não por muito tempo).

Para diagnosticar o problema no laser, basta verificar se as afirmações abaixo condizem com os sintomas de seu drive.
1. Com o passar do tempo, a velocidade de leitura do drive diminuiu.
2. O equipamento não reconhece alguns tipos de CDs (o Windows diz que não há um disco na unidade) que são lidos sem problemas em outras unidades.
3. CDs de boa qualidade tem mais chances de serem lidos e quando reconhecidos, funcionam corretamente.
4. O drive tem mais de um ano de uso.

Se você reconheceu os problemas, provavelmente está com o laser fraco. Com alguns conhecimentos técnicos, um pouco de cuidado e as ferramentas certas você mesmo pode fazer o ajuste do potenciômetro. Vale lembrar que estas alteraçõas devem ser feitas se você estiver prestes a jogar sua unidade no LIXO, JAMAIS faça isso com drives novos ou que ainda tenham um desempenho satisfatório. O aumento da potência do laser VAI diminuir a vida útil de seu aparelho, você deve pesar se vale mais a pena ter um drive que lê apenas alguns CDs ou um drive que lê praticamente todos com uma vida útil consideravelmente reduzida - junte alguns trocados para comprar um drive novo em breve.

O procedimento também pode danificar ainda mais seu aparelho deixando-o completamente inoperante (é raro, eu nunca estraguei nenhum assim, mas pode acontecer), seria o caso de queimar o LED ou quebrar alguma peça durante o manuseio.

Antes de começar, você precisará das seguintes ferramentas (figura 1):
- Chave Philips: para retirar o drive do gabinete e abri-lo.
- Chave de Fenda de 1mm: aquelas de relojoeiro. Vai ser utilizada para ajustar o potenciômetro.
- Clip de Papel: para abrir a unidade desligada.
- CD que funcionava antes do ajuste no drive: para testes.
- CD que o drive não lia antes do ajuste mas que sempre foi lido em outros computadores: para testes.
- Um local bem iluminado e LIMPO.

Os CDs citados acima são importantes, você vai precisar deles para saber se a mudança melhorou ou piorou o desempenho da unidade.

Ferramentas necessárias



Procedimentos para ajuste do potenciômetro

Se você leu todos os ítens anteriores e está ciente dos riscos envolvidos, vamos começar com o passo-a-passo. Lembre-se de que existem diferenças entre os drives, algumas coisas podem estar em locais diferentes ou parecerem diferentes. Cuidado para não perder nenhuma peça e fique atento aos detalhes e posições das peças a serem retiradas.

1. Removendo o Drive: Desligue o computador, abra o gabinete desconecte os cabos do drive (são dois cabos, um paralelo e um de força, alguns drives também vem com o conector de audio) e remova a unidade de seu computador. Normamente estas unidades ficam presas por 4 parafusos philips, dois de cada lado do gabinete.

2. Abrindo a gaveta: Para abrir a gaveta coloque o clip de papel no furo (figura 2) presente no painel do drive e empurre até ouvir um clique. A gaveta será destravada, a partir daí você deve cuidadosamente abri-la até o final.

Abrindo a gaveta

3. Removendo a tampa da gaveta: Se o drive não for de tampa automática, aquela que abre quando a gaveta sai, você deve retira-la (figura 3). Lembre-se de que está encaixada, tente usar os dedos durante a remoção. Evite o uso da força ou qualquer outro tipo de ferramenta.

Removendo a tampa da gaveta (apenas em alguns modelos)

4. Removendo a frente do drive: A frente do drive (figura 4) também é encaixada e facilmente removível sem o uso de ferramentas. Tome os mesmos cuidados do ítem 3.

Removendo o espelho frontal do drive

5. Abrindo o drive: Vire a unidade de cabeça para baixo e remova os parafusos indicados na figura 5 e a tampa inferior. Ao remover a tampa, preste atenção nas borrachas de dissipação térmica (figura 6) que ligam os chips da placa à tampa. Lembre-se da posição das mesmas e tome cuidadado para não perde-las.

Parafusos na tampa inferior que devem ser removidos

Borrachas térmicas, cuidado para não perde-las

6. Removendo a tampa superior: Esta tampa também está encaixada, procure entender como está presa e remova-a com muito cuidado (figura 7). Muito cuidado mesmo! Não force em hipótese alguma.

Retire a tampa superior com cuidado, sem forçar

7. Removendo o eixo superior: Muitas unidades possuem a parte superior do eixo embutida na tampa retirada no ítem anterior. Outras unidades (de melhor qualidade) possuem uma peça própria para a parte superior do eixo (figura 8) que está parafusada ou encaixada. Remova-a com cuidado e lembre-se de sua posição!

Eixo superior (apenas em algumas unidades), lebre-se de sua posição

8. Localizando o potenciômetro: Antes de mais nada, JAMAIS toque na lente do laser, tente não move-la. O potenciômetro é um parafuso localizado ao lado da lente. Muitas vezes é difícil localiza-lo e alguns leigos podem confundir-se com outros tipos de parafusos que não devem ser tocados, o potenciômetro tem o aspecto de um parafuso frágil com terminais elétricos dos lados. As figuras 9 e 10 mostram a localização do potenciômetro em dois drives diferentes.

Potenciômetro em alguns drives

Potenciômetro em outros drives

9. Ajustando o potenciômetro: Com a chave de fenda pequena (e basatante concentração), vire o parafuso do potenciômetro aproximadamente um quarto de volta no sentido anti-horário conforme a figura 11 ilustra. Pronto, está feito!

Ajuste do potenciômetro - vire cerca de um quarto de volta no sentido anti-horário

10. Remontando o drive: Monte novamente o drive, não se esqueça de colocar todas as peças de volta. Não feche a gaveta, ela será fechada na inicialização do micro. Conecte no computador. Ao ligar os cabos do gabinete, certifique-se de que o lado vermelho do fio de dados (aquele branco e largo) ficou do lado dos cabos de alimentação conforme o indicado na figura 12.

Conexão dos cabos, certifique-se de que o lado vermelho está ao lado do molex (cabo da fonte)

11. Fazendo os testes: Entre no Windows e coloque o CD que funcionava no drive antes do ajuste. Se ele não estiver sendo reconhecido, alguma coisa errada aconteceu. O mais provável é que você tenha virado o parafuso do potenciômetro para o lado errado (talvez ele funcione no sentido horário), repitir os passos anteriores e corrigir a falha. Se a o problema persistir, o mínimo que pode ter acontecido é a lente ter sido suja ou um mal contato nos cabos. Se não foi nada disso pode levar o aparelho para a assistência técnica, tentar uma solução mais criativa ou jogar no lixo.

Caso o teste com o CD antes reconhecido tenha dado certo, tente fazer a leitura do CD que apresentava problemas. Se funcionou, excelente, você aumentou a funcionalidade de sua unidade e ainda ganhou velocidade na leitura!!! Se não funcionou, repita os 10 procedimentos anteriores, virando um pouco mais o parafuso do potenciômetro.


FIM!


Entre em contato e ajude a melhorar este guia. Outras sugestões e críticas também são bem-vindas.

Muito obrigado pela visita!

Daniel Brooke Peig
http://www.danbp.org